terça-feira, 31 de março de 2009

Competições de Pára-quedismo

Existem várias modalidades de pára-quedismo, que variam totalmente com suas regras. Conheça as principais:

Formação em queda livre: é a mais praticada e a mais popular também. Por sua beleza plástica ao juntar vários atletas no mesmo salto é a que ganha à maior divulgação na mídia. O objetivo dessa categoria é fazer o maior número de formações possíveis.

Freefly: é a modalidade que mais cresce atualmente, além de ser a mais nova. Talvez seja a mais radical de todas as categorias do pára-quedismo, pois além da radicalidade da queda os atletas realizam manobras que antes pareciam ser impossíveis, como cair de cabeça para baixo, dar piruetas, etc.

Skysurf: Como o próprio nome já diz, aqui o atleta surfa pelo céu. Essa categoria é formada por uma dupla, o skysurfer e o câmera. Os dois tem funções importantes, pois é através do vídeo que o atleta ganha a maioria dos pontos.

Precisão: é a modalidade mais antiga do pára-quedismo e tem como objetivo o pouso em um determinado local. O alvo oficial tem 25 metros de raio, o que não é nada para quem salta a uma altura de mais de 3 mil metros.

Estilo: é uma prova bastante técnica, na qual o atleta salta a 7 mil metros de altura e faz uma seqüência de quatro curvas com 360º para os dois lados e dois loopings. É a famosa série de estilo. O que vale nessa categoria é o tempo e a perfeição dos movimentos.

Freestyle: conhecido como o ballet aéreo essa modalidade premia a habilidade do atleta e do câmera, que interagem nas manobras e no vídeo. A qualidade da filmagem vale muito nessa categoria.
Cross Country: é como se fosse uma corrida. Essa modalidade é praticada em dias de vento forte e alguns saltam percorrem dezenas de quilômetros.

Wing fly: parecido com o cross country essa modalidade percorre grandes distâncias, mas para isso utiliza um macacão especial que segura mais vento. É possível realizar deslocamentos verticais de até 160 km/h.

Base jump: aqui o objetivo é saltar de qualquer lugar. O pára-quedas abre imediatamente, pois o tempo de queda é curto. Somente os mais experientes e radicais pára-quedistas se aventuram nessa categoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário